sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Eurotunel


O Eurotúnel é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, consiste em um túnel ferroviário localizado entre 40 a 70 metros abaixo do nível do mar, que proporciona o acesso entre França e Inglaterra, atravessando uma barreira geográfica entre os dois territórios, o Canal da Mancha.

Inaugurado em 1994, com o custo de aproximadamente 16 bilhões de dólares, o Eurotúnel possui 50,5 Km de extensão, sendo 37 Km sob o Canal da Mancha. Atualmente é o segundo maior túnel ferroviário do planeta, ficando atrás apenas do túnel de Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.

Possui três túneis paralelos, dois dos seus túneis são usados para o transporte de caminhões, carros e passageiros, que se acomodam em enormes vagões de um trem, denominado Eurostar, o outro é destinado para o sistema de ventilação.

O percurso entre os dois países tem duração de aproximadamente 35 minutos, com velocidade média de 160 km/h. O Eurotúnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis.

No aspecto geopolítico, a construção do Eurotúnel é de fundamental importância para o processo de aproximação da Inglaterra (Reino Unido) aos outros países do continente europeu, pois contribui para facilitar o acesso ao país, principalmente ao deslocamento para a França, fortalecendo a economia das nações envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário