quinta-feira, 10 de junho de 2010


“Herança do apartheid vai ajudar na Copa”

Em menos de um ano, a África do Sul sediará o evento em que espera ser reconhecida definitivamente como uma nação madura, democrática e estável, longe do estigma de ter sido o palco do apartheid.
Mas o legado do regime racista, que perdurou de 1948 a 1994, não apenas perdura 15 anos depois de seu fim, como deve acabar ajudando no sucesso da Copa do Mundo.
Quem aponta a ironia é Moeletsi Mbeki, 64, um dos principais analistas políticos sul-africanos, em entrevista ao Pé na África.
Sua tese: a separação física imposta pelo apartheid, que confinou negros pobres em favelas distantes dos centros urbanos, ajudará a conter ondas de violência e mantê-las afastadas dos olhos de turistas.
“Mesmo se houver batalhas entre a polícia e trabalhadores, isso não vai afetar o evento. A infraestrutura da Copa do Mundo fica na cidade, longe”, diz Mbeki, ligado ao South African Institute of International Affairs, uma ONG.
Um dos países mais violentos do mundo, com índices de homicídio 50% maiores do que os brasileiros, a África do Sul teve duas grandes ondas recentes de violência recentes: uma em julho, contra a demora do governo em cumprir promessas de campanha, e outra há um ano e meio, contra imigrantes, que deixou 62 mortos.
Culpa, segundo ele, de promessas irresponsáveis do governo, da corrupção do regime e da crescente desigualdade de renda entre os negros.
Crítico ácido do governo, Mbeki é considerado a ovelha negra de uma família de alto pedigree no Congresso Nacional Africano, o partido governista há 15 anos.
O pai Govan (1910-2001), colega de Nelson Mandela na prisão, é um dos totens do movimento anti-apartheid. O irmão mais velho Thabo foi presidente sul-africano entre 1999 e 2008, e um alvo constante das críticas do caçula.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O apartheid foi uma epoca de preconceito horrivel, com 16 anos que isso acabou o copa na africa mostra que acabou mesmo com negros, brancos, pardos, e outras etnias frequentando os estadios juntos, sem preconceito.

    Carol Soler

    ResponderExcluir
  3. eu entendi que o apartheid se você for pensar nem parece que aconteceu na áfrica pelo número da população serem negros.Porque o apartheid foi o legado do regime racista.

    by:.Izabella
    ***Izah...

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que o apartheid foi muito ruim para a africa do sul. muita gente morreu e a copa foi importante por que trouxe a paz.

    paulo

    ResponderExcluir