quinta-feira, 10 de junho de 2010



Tecnopólo




Tecnopólo é um núcleo que reune, num mesmo lugar, diversas atividades de (subida tecnologia), pesquisa e desenvolvimento, empresas e universidades, centros de pesquisa, etc. que facilitam os contatos pessoais entre esses meios, produz efeito de sinergia de que podem surgir inovações técnicas e novas idéias. Os tecnopólos concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada. Ligados à 3ª revolução industrial, os tecnopolos representam hoje, o que as grandes regiões industriais representavam na 1ª revolução industrial. Os tecnopolos têm porquê objetivo a geração e melhoramento de produtos e técnicas. Estes produtos e técnicas serão, por sua vez, absorvidos pela indústria. Os tecnopólos são originários dos Estados Unidos, quando a Universidade de Stanford, na Califórnia, criou o Silicon Valley e têm espalhado-se em outros lugares porquê Europa e Japão. Podemos considerar Tecnopólis (cidades tecnopólos): Tsukuba (Japão) e Campinas (Brasil). Os tecnopólos geralmente se organizam ao volta de universidades, que recebem subsídios do governo e de companhias privadas. Junto das universidades surgem centros de pesquisas (sejam eles particulares ou governamentais), empresas e industrias de ponta.http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnop%C3%B3lo

3 comentários:

  1. Os tecnopolos são estruturas que ficam no vale do silicio, e reune varias atividades tecnologicas e é importante dentro do vale do silicio.

    Carol Soler

    ResponderExcluir
  2. os tecnopolos é onde o vale do silício se encontra e se encontram em vários lugares do mundo e hoje está facilitando a vida dos jovens estudantes de hoje em dia.

    By:.Izabella

    ResponderExcluir
  3. Os tecnopolo são bons pois teem uma grande conhcentração de tecnologia.

    Paulo

    ResponderExcluir