quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Vale do Silício brasileiro


Se você pensa que só os Estados Unidos têm um pólo tecnológico, prepare-se para conhecer o de Campinas, no interior de São Paulo. Lá estão 110 empresas do setor de TIPor Marcela BrittoDe cidadezinha do interior a um dos maiores pólos de alta tecnologia do Brasil. Essa foi a trajetória de Campinas, município bem próximo à grande São Paulo, e que há mais de vinte anos vem desenvolvendo sua vocação tecnológica. O pólo de tecnologia de Campinas é formado por duas áreas que somam oito milhões de metros quadrados, conhecidas como Parques I e II, e concentra 110 empresas do setor de tecnologia, das quais 63 são de informática e 47 de telecomunicações. Neste moderno parque industrial estão presentes unidades de 32 das 500 maiores empresas do mundo, como a Lucent Technologies, IBM, Compaq e Hewlett-Packard (HP). - O pólo de alta tecnologia de Campinas surgiu há duas décadas e meia, mas o conceito ainda era prematuro. Hoje ele cresceu, adquiriu uma enorme importância e formaliza a vocação de Campinas para o setor de tecnologia – orgulha-se o Secretário Municipal de Cooperação Internacional de Campinas, Rogério Cezar de Cerqueira Leite.


O que é que Campinas tem?

Não é à toa que a região de Campinas é tão requisitada pelas empresas de TI. A cidade concentra inúmeros atrativos, como boa malha viária e infra-estrutura aeroportuária, mão-de-obra qualificada e proximidade a fornecedores, universidades e centros de pesquisa. Além disso, o município oferece qualidade de vida superior a dos grandes centros urbanos. Tudo isso faz a diferença na hora das empresas escolherem onde vão se instalar. A Lucent Technologies, por exemplo, transferiu sua matriz no Brasil para a Campinas, onde está desde 1997. É no pólo tecnológico que são fabricados cabos ópticos e equipamentos com tecnologia wireless. - O que nos trouxe para cá foi uma conjunção de fatores positivos. Campinas tem vários institutos de pesquisa e excelentes universidades na área de TI. É um celeiro de mão-de-obra de alto nível. Além disso, a cidade possui infra-estrutura completa em setores essenciais, relativos a transporte e fornecedores de insumos. O fato de estarmos a uma hora da grande São Paulo e contarmos com bons acessos para o Rio de Janeiro também facilita muito – diz o diretor de Marketing Corporativo e Relações Públicas da Lucent, Virgílio Martins. A Compaq foi outra empresa de TI que não resistiu aos encantos de Campinas. A companhia iniciou a fabricação de computadores no município em 1994, atraída pelas vantagens oferecidas pelo pólo tecnológico. - Toda empresa precisa achar geograficamente o ponto de equilíbrio que é bom para o seu negócio. E para cada tipo de empresa existe um lugar ideal. A região de Campinas é o que há de melhor para a área de TI no País – elogia o diretor de Relações com o Governo da Compaq, Hugo Valério. Quem já está instalado no pólo de alta tecnologia há mais tempo concorda. A IBM, por exemplo, está em Campinas há quase 30 anos e apesar de não ter sido atraída pela mesma variedade de benefícios que as empresas mais recentes na região, a Big Blue também pôde desfrutar de boas vantagens na época de sua instalação. - Quando viemos, as condições foram mão-de-obra qualificada, proximidade com o porto e o aeroporto, e com duas excelentes universidades, que são a Unicamp e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Os outros atrativos foram se somando – afirma o diretor do Centro de Tecnologia da IBM no Brasil, René Castro. E a IBM está expandindo sua atuação na região. Há um ano a empresa inaugurou em Hortolândia, município que fica a 20 minutos de Campinas, um condomínio industrial que abriga empresas de tecnologia, o Tech Town. Sua ocupação total está prevista para daqui a seis anos, mas hoje o condomínio já tem sete inquilinos, entre eles a AT&T, além da própria IBM. - Nosso condomínio industrial está aberto a empresas que trabalhem com qualquer tipo de tecnologia. E as empresas instaladas vão desfrutar de uma série de incentivos fiscais oferecida pelo município de Hortolândia – lembra Castro.

4 comentários:

  1. O vale do silicio brasileiro fica localizado na região de campinas e ele foi muito bom pois troxe mais tecnologia nao só para a região mais sim para o pais

    Carol Soler

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. o vale do silício no Brasil traz muitos benefício principalmente para os jovens porque é muita tecnologia cada vez mais perto deles.

    By:.Izabella

    ResponderExcluir
  4. O vale do silicio é muito importante pois troxe mais tecnologia para o pais e com isso mais experiencia ao jovens que estudam lá.

    Paulo

    ResponderExcluir